Leitura

Hospital Santa Isabel faz campanha pelo Dia Mundial da Higienização das Mãos

10 de Maio de 2018

Funcionários, Pacientes e Acompanhantes se mobilizam na Campanha do Dia Mundial da Higienização das Mãos


O Hospital e Maternidade Santa Isabel, através SCIH – Serviço de Controle de infecção Hospitalar, nos dias 07, 08, 09,10 e 11 de maio do corrente ano, estará promovendo atividades para conscientizar funcionários, pacientes e acompanhantes sobre a importância higienização das mãos. O hábito simples que pode prevenir e reduzir infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e de todos que freqüentam a entidade.


A equipe do SCIH junto com colaboradores farão uma mobilização no combate a infecção hospitalar em todas as áreas do hospital e maternidade, principalmente nos setores mais críticos como UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), UCINCO (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional), UTI (Unidade de Terapia Intensiva), UTIP (Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica) e Centro Obstétrico.


Segundo a coordenadora do SCIH, é importantíssimo fazer essa mobilização no combate à infecção hospitalar, mostrando que pode ser feito de uma forma tão simples e com baixo custo através da lavagem adequada das mãos. “Os funcionários e os acompanhantes que fizerem a lavagem das mãos corretamente com o uso de sabonete líquido comum e água, ou álcool gel, antes de manterem contato físico como um simples aperto de mão, diminuirá o tempo de permanência do paciente intra-hospitalar e proporcionará uma melhoria rápida e eficaz, sem risco de infecção”, enfatizou a Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Enfermeira Cristiane Domingos Freire.


A técnica de enfermagem do Posto de Coleta de Leite Humano, Maria de Lourdes dos Santos, ficou muito feliz em fazer parte da campanha, pois ver realmente a importância aderir os profissionais de saúde às boas práticas de higienização das mãos, mas fez uma observação importante. “Não somente os funcionários têm que ter essa prática da higienização das mãos, a conscientização também tem que partir dos acompanhantes de cada paciente que vem das ruas, que tomam ônibus ou qualquer outro transporte até chegar aqui. É fundamental que para diminuirmos a infecção, todos que freqüentam esse hospital têm que lavar as mãos adequadamente”, afirmou a técnica do PCLH.



Galeria de Fotos