POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO

O Posto de Coleta de Leite Humano - PCLH “Dr. Fernando José Fontes Guedes” da Associação Aracajuana de Beneficência (Hospital e Maternidade Santa Isabel) é um serviço especializado a atenção materna e infantil, e tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, como também, distribuir leite humano a recém-nascidos com casos especiais, priorizando prematuros e baixos pesos.


O PCLH executa atividades de coleta da produção com resgate de doadoras que desejem doar seu leite precioso para ajudar outros bebês após pasteurização, como também coletas de leite crú da própria mãe para ser oferecido ao seu bebê na beira do leito, seja na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTIN ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional - UCINCo. Os profissionais do PCLH orientam e ensinam as mães doadoras como ordenhar seu leite, como armazenar e estocar, e há disponibilidade de transporte que pode fazer a coleta do leite armazenado diretamente na casa da doadora duas vezes por semana. As mães doadoras de leite humano tem direito a levar seus bebês ao ambulatório da maternidade para terem assistência médica até completarem 1 ano de vida.


A equipe do Posto de Coleta de Leite Humano é totalmente treinada e capacitada no Manejo do Aleitamento Materno, e realizam, diariamente, visitas nos alojamentos conjuntos (Ala Azul, Ala Branca e Ala Verde) para dar apoio e orientar às mães com dificuldade na amamentação, além de, freqüentemente, realizarem capacitações para os funcionários do hospital e maternidade afim de que todos estejam capazes de dar um apoio e orientar as mães e os acompanhantes quanto ao aleitamento materno.


A amamentação é estimulada desde a porta de entrada da maternidade até após alta, colocando-se em prática na Sala de Parto com o contato pele a pele e o início da amamentação na primeira hora de vida. A maternidade tem ambulatório específico para aleitamento materno, onde estimula a amamentação mesmo depois da alta, sanando dúvidas e promovendo o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, além de fazer atendimento as mamães com traumas mamilares de segunda a sexta pela manhã.


Para mais informações, ligue no (79) 32124900, ramal 4820. 


Horário de Funcionamento: Todos os Dias da Semana, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.


 


Responsáveis:


Dra. Izailza Matos Dantas Lopes – Médica Responsável


Enfermeira Maria Auxiliadora Bispo Almeida – Coordenadora do PCLH