Leitura

Agência Transfusional do Hospital e Maternidade Santa Isabel realiza curso de capacitação de Assistência da Enfermagem na Hemoterapia

21 de Setembro de 2021


Nesta terça-feira (21), a coordenadora e responsável técnica da Agência Transfusional do Hospital e Maternidade Santa Isabel, a médica hematologista Maria da Conceição Pereira Passos, coordenou o Curso de Capacitação de Assistência da Enfermagem na Hemoterapia, realizado na Faculdade Pio Décimo.


Essa é a quarta edição do curso e contou com a participação da Equipe de Enfermagem, Técnicos do Laboratório da Agência Transfusional, Direção Técnica e Direção Administrativa do Santa Isabel. 


A programação contou com a apresentação de novas diretrizes, temas relacionados ao ato transfusional e as legislações hemoterápicas. Além de contar com a apresentação ministrada pela especialista em hematologia e imunologia, Ruth Cristini Torres, da Equipe do Programa CAPACITA COREN/SE. O objetivo desse encontro é oferecer serviços de saúde prestando assistência qualificada no atendimento, utilizando-se da ética, humanização, promoção da vida e a satisfação dos pacientes, acompanhantes e familiares que usufruem dos serviços da instituição. 


“O curso é especificamente para a Equipe de Enfermagem porque é quem está habilitada, não só capacitada, para assumir as transfusões. E para assumir é preciso que eles conheçam o assunto, entender o porquê. A partir daí conseguiremos o êxito na implantação que pretendemos, que é a transfusão ser realizada pela enfermagem. A mudança será gradual: do técnico da hemoterapia para o enfermeiro. O hospital vai ganhar muito porque não vai haver subnotificação de ações transfusionais e a hemovigilância será completa”, explica a hematologista Maria da Conceição.


Galeria de Fotos